Os resultados da Produção Industrial Mensal – Produção Física Regional, divulgados pelo IBGE, indicam que a produção industrial recuou em 10 das 15 regiões pesquisadas em agosto, na comparação com julho (série dessazonalizada). Os dados para o Brasil indicam leve expansão de 0,1% nesta mesma comparação. Destaque negativo veio da indústria paulista, com retração de 1% no período.
No acumulado do ano (janeiro a agosto de 2024 contra mesmo período de 2023), o quadro é positivo para maioria das regiões analisadas, com expansão da produção em 13 das 15 localidades. No acumulado de 12 meses, 14 das 15 localidade apresentaram expansão da produção.
Para os setores em que se inclui a indústria processadora de aço (metalurgia e produtos de metal – exceto máquinas e equipamentos), não foram disponibilizados dados dessazonalizados. Para a metalurgia, houve expansão da produção no acumulado de ano em sete das 12 localidades avaliadas. No acumulado de 12 meses, são oito localidades com expansão da produção. Entretanto, dois Estados importantes apresentam retração nestas comparações: São Paulo e Minas Gerais.
Para os produtos de metal, houve expansão no acumulado do ano e em 12 meses em oito e sete das 10 localidades avaliadas, respectivamente. Para esta categoria, tanto São Paulo, quanto Minas Gerais apresentam desempenho positivo, ao passo que Rio Grande do Sul e Santa Catarina amargam fortes quedas.