Perfis de aço, grampos e partes de motores elétricos passam a ser classificados como siderúrgicos.
O governo dos EUA anunciou em 19 de agosto de 2025 a inclusão de 407 produtos adicionais à lista de derivados de aço e alumínio submetidos à Seção 232, ou seja, atualmente sujeitos à tarifa de importação de 50%. O anúncio também esclarece que as tarifas da seção 232 se aplicarão somente ao conteúdo de aço e alumínio do produto, ao restante incidindo as tarifas recíprocas (focadas nos países) e outras tarifas aplicáveis.
Alguns produtos das empresas associadas à Abimetal-Sicetel devem ser impactados pela alteração na sua classificação, sendo agora considerados como produtos siderúrgicos:
- Perfis de aço da NCM 7216.91.00
- Grampos (NCM 8305.20.00)
- Partes de geradores, motores e transformadores com NCMs iniciadas em 8503.00 e 8504.90 – a classificação do sistema adotado pelos EUA (HTSUS pode apresentar diferenças no 7º e 8º dígito).
As novas medidas terão pouco impacto imediato direto sobre os produtos das empresas Abimetal-Sicetel, pois estes continuarão submetidos à tarifa de 50%, seja pela Seção 232, seja pela alíquota específica para Brasil. Entretanto, eventuais decisões futuras por parte do governo Trump podem alterar este cenário.
Vale destacar que a Abimetal-Sicetel continuará a acompanhar as decisões tarifárias por parte do governo norte-americano, atuando em defesa das empresas processadoras de aço.